Da pedagogia do oprimido à pedagogia do reconhec¡mento: Um diálogo entre o pensamento de Paulo Freire e Axel Honneth
DOI:
https://doi.org/10.7203/CREATIVITY.4.19181Abstract
O presente artigo teórico coloca em tela um tema pouco discutido no cenário brasileiro, que é fruto do diálogo da obra de Paulo Freire e Axel Honneth. Assim, este trabalho discorre acerca de aspectos nucleares do pensamento dos autores, como Amorosidade, Práxis e Solidariedade, Amor e Direito. Também evidenciamos que os autores trabalham com a mesma perspectiva de denúncia/negação da situação de exclusão/opressão dos sujeitos, os quais são traduzidos por eles como Oprimidos e Desprezo. Assim, propomos uma leitura teórica e crítica que caminha para uma pedagogia do oprimido e da esperança para uma pedagogia do reconhecimento, mostrando como os elementos teóricos e as categorias propostas por estes dois autores se encontram na atualidade.
Downloads
References
Becka, Michelle (2017). Reconocimiento como base de la interculturalidad – hacia uma práctica libertadora. In: G. Sauerwald y R. Salas Astrain (Eds.), La Cuestión del Reconocimiento en América Latina: perspectivas y problemas de la teoría político-social de Axel Honneth. Zürich: LIT.
Beltrán Llavador, José y Francisco (1997). Una Introducción al Pensamiento Filosófico y Pedagógico de John Dewey. In: J. Dewey, Mi Credo Pedagógico. Léon: Universidad, Secretariado de Publicaciones.
Bokova, Irina (2015). Prólogo. In: UNESCO. Replantear la educación hacia un bien común mundial? Francia: UNESCO.
Costa Rico, Antón (2016). Prólogo. In: J. Dewey, Democracia e Educación: unha introdución à filosofia da educación. Tradución de Manuel F. Vieites. – Santiago de Compostela: Universidade de Santiago de Compostela, Servizo de Publicacións e Intercambio Científico.
Dermeval, Saviani (2008). História das idéias pedagógicas no Brasil. 2. ed. rev. e ampl. Campinas, São Paulo: Autores Associados. (Coleção memória da educação)
Dewey, Jonh (1997). Mi Credo Pedagógico. Léon: Universidad, Secretariado de Publicaciones.
Dewey, John (2004). Democracia y Educación. Madrid: Ediciones Morata, S.L.
Dubet, François (2005). La Escuela de las Oportunidades: que es una escuela justa? Barcelona: Editorial Gedisa, S.A.
Dubet, François; Martuccelli, Danilo (1998). En La Escuela: sociologia de La experiêecia escolar. Barcelona, España: Editorial Losada.
Flores, Guillermo (2017). Reconocimiento, liberación y diálogo intercultural en la teoria del reconocimiento de Gregor Sauerwald. In: G. Sauerwald y R. Salas Astrain (Eds.), La Cuestión del Reconocimiento en América Latina: perspectivas y problemas de la teoría político-social de Axel Honneth. Zürich: LIT Verlag.
Freire, Paulo (1967). Educação como Prática de Liberdade. Rio de Janeiro, Editora Paz e Terra.
Freire, Paulo (1978). Cartas à Guiné-Bissau. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2ª ed.
Freire, Paulo (1982). A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez e Autores Associados. 5ª ed.
Freire, Paulo (1987). Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 17ª ed.
Freire, Paulo (1996). Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. – (Coleção Leitura)
Freire, Paulo (1997). Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2ª ed.
Freire, Paulo (2000). Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP.
Freire, Paulo (2001). Política e Educação. São Paulo: Cortez. 5ª ed.
Friedman, Milton (1966). Capitalismo y Libertad. Trad. Alfredo Lueje. Madrid: Ediciones Rialp, S.A., Preciados.
Honneth, Axel (1997). La Lucha por el Reconocimiento: por una gramática moral de los conflictos sociales. Barcelona: España: Novagráfik.
Moreno, Emmanuel (2017). La lucha por el reconocimiento. Opción a la indefensión aprendida em la América Latina? In: G. Sauerwald y R. Salas Astrain (Eds.), La Cuestión del Reconocimiento en América Latina: perspectivas y problemas de la teoría político-social de Axel Honneth. Zürich: LIT Verlag.
Peñafiel, Juan J. (2017). Faundes. Construyendo un Concepto Intercultural para el Reconocimiento de los Pueblos Indígens en América Latina, mirada crítica desde Honneth. In: G. Sauerwald y R. Salas Astrain (Eds.), La Cuestión del Reconocimiento en América Latina: perspectivas y problemas de la teoría político-social de Axel Honneth. Zürich: LIT Verlag.
Ramaglia, Dante (2017). Proyecciones del reconocimiento: la constitución de los sujetos sociales y la lucha por la emancipación. In: G. Sauerwald y R. Salas Astrain (Eds.), La Cuestión del Reconocimiento en América Latina: perspectivas y problemas de la teoría político-social de Axel Honneth. Zürich: LIT Verlag.
Rémond, René (2006). Algumas questões de alcance geral à guisa de introdução. In: M. M. Ferreira, Usos e Abusos da história oral. Rio de Janeiro: FGV.
Sauerwald, Gregor y Salas Astrain, Ricardo. (Eds.) (2017). La Cuestión del Reconocimiento en América Latina: perspectivas y problemas de la teoría político-social de Axel Honneth. Zürich: LIT Verlag.
Saussure, Ferdinand de (2004). Curso de lingüística geral. São Paulo: Cultrix.
Segura, Gustavo A. (2017). Reconocimiento a las diferencias y diálogo intercultural – La educación em América Latina em tiempos de globalización? In: G. Sauerwald y R. Salas Astrain (Eds.), La Cuestión del Reconocimiento en América Latina: perspectivas y problemas de la teoría político-social de Axel Honneth. Zürich: LIT Verlag.
UNESCO (2015). Replantear la educación hacia un bien común mundial? Francia: UNESCO.
Westbrook, Robert B. (2010). John Dewey / Robert B. Westbrook; Anísio Teixeira, José Eustáquio Romão,Verone Lane Rodrigues (org.). – Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana – (Coleção Educadores).
Westbrook, Robert B. (1993). Jonh Dewey (1859-1952). In: Oficina Internacional de Educación, UNESCO, Paris. vol. XXIII, 1-2, 289-305.
Zielinski, Matias (2017). La Categoria “Reconocimiento” en la Ética de la Liberación de E. Dussel. In: G. Sauerwald y R. Salas Astrain (Eds.), La Cuestión del Reconocimiento en América Latina: perspectivas y problemas de la teoría político-social de Axel Honneth. Zürich: LIT Verlag.
Downloads
Published
How to Cite
-
Abstract458
-
PDF (Español)415
Issue
Section
License
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 Internacional.