Da pedagogia do oprimido à pedagogia do reconhec¡mento: Um diálogo entre o pensamento de Paulo Freire e Axel Honneth

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.7203/CREATIVITY.4.19181

Résumé

O presente artigo teórico coloca em tela um tema pouco discutido no cenário brasileiro, que é fruto do diálogo da obra de Paulo Freire e Axel Honneth. Assim, este trabalho discorre acerca de aspectos nucleares do pensamento dos autores, como Amorosidade, Práxis e Solidariedade, Amor e Direito. Também evidenciamos que os autores trabalham com a mesma perspectiva de denúncia/negação da situação de exclusão/opressão dos sujeitos, os quais são traduzidos por eles como Oprimidos e Desprezo. Assim, propomos uma leitura teórica e crítica que caminha para uma pedagogia do oprimido e da esperança para uma pedagogia do reconhecimento, mostrando como os elementos teóricos e as categorias propostas por estes dois autores se encontram na atualidade. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

José Beltrán Llavador, Univesitat de València

Profesor titular en el Departamento de Sociología y Antropología social de la Facultad de Sociología

Références

Becka, Michelle (2017). Reconocimiento como base de la interculturalidad – hacia uma práctica libertadora. In: G. Sauerwald y R. Salas Astrain (Eds.), La Cuestión del Reconocimiento en América Latina: perspectivas y problemas de la teoría político-social de Axel Honneth. Zürich: LIT.

Beltrán Llavador, José y Francisco (1997). Una Introducción al Pensamiento Filosófico y Pedagógico de John Dewey. In: J. Dewey, Mi Credo Pedagógico. Léon: Universidad, Secretariado de Publicaciones.

Bokova, Irina (2015). Prólogo. In: UNESCO. Replantear la educación hacia un bien común mundial? Francia: UNESCO.

Costa Rico, Antón (2016). Prólogo. In: J. Dewey, Democracia e Educación: unha introdución à filosofia da educación. Tradución de Manuel F. Vieites. – Santiago de Compostela: Universidade de Santiago de Compostela, Servizo de Publicacións e Intercambio Científico.

Dermeval, Saviani (2008). História das idéias pedagógicas no Brasil. 2. ed. rev. e ampl. Campinas, São Paulo: Autores Associados. (Coleção memória da educação)

Dewey, Jonh (1997). Mi Credo Pedagógico. Léon: Universidad, Secretariado de Publicaciones.

Dewey, John (2004). Democracia y Educación. Madrid: Ediciones Morata, S.L.

Dubet, François (2005). La Escuela de las Oportunidades: que es una escuela justa? Barcelona: Editorial Gedisa, S.A.

Dubet, François; Martuccelli, Danilo (1998). En La Escuela: sociologia de La experiêecia escolar. Barcelona, España: Editorial Losada.

Flores, Guillermo (2017). Reconocimiento, liberación y diálogo intercultural en la teoria del reconocimiento de Gregor Sauerwald. In: G. Sauerwald y R. Salas Astrain (Eds.), La Cuestión del Reconocimiento en América Latina: perspectivas y problemas de la teoría político-social de Axel Honneth. Zürich: LIT Verlag.

Freire, Paulo (1967). Educação como Prática de Liberdade. Rio de Janeiro, Editora Paz e Terra.

Freire, Paulo (1978). Cartas à Guiné-Bissau. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2ª ed.

Freire, Paulo (1982). A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez e Autores Associados. 5ª ed.

Freire, Paulo (1987). Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 17ª ed.

Freire, Paulo (1996). Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. – (Coleção Leitura)

Freire, Paulo (1997). Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2ª ed.

Freire, Paulo (2000). Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP.

Freire, Paulo (2001). Política e Educação. São Paulo: Cortez. 5ª ed.

Friedman, Milton (1966). Capitalismo y Libertad. Trad. Alfredo Lueje. Madrid: Ediciones Rialp, S.A., Preciados.

Honneth, Axel (1997). La Lucha por el Reconocimiento: por una gramática moral de los conflictos sociales. Barcelona: España: Novagráfik.

Moreno, Emmanuel (2017). La lucha por el reconocimiento. Opción a la indefensión aprendida em la América Latina? In: G. Sauerwald y R. Salas Astrain (Eds.), La Cuestión del Reconocimiento en América Latina: perspectivas y problemas de la teoría político-social de Axel Honneth. Zürich: LIT Verlag.

Peñafiel, Juan J. (2017). Faundes. Construyendo un Concepto Intercultural para el Reconocimiento de los Pueblos Indígens en América Latina, mirada crítica desde Honneth. In: G. Sauerwald y R. Salas Astrain (Eds.), La Cuestión del Reconocimiento en América Latina: perspectivas y problemas de la teoría político-social de Axel Honneth. Zürich: LIT Verlag.

Ramaglia, Dante (2017). Proyecciones del reconocimiento: la constitución de los sujetos sociales y la lucha por la emancipación. In: G. Sauerwald y R. Salas Astrain (Eds.), La Cuestión del Reconocimiento en América Latina: perspectivas y problemas de la teoría político-social de Axel Honneth. Zürich: LIT Verlag.

Rémond, René (2006). Algumas questões de alcance geral à guisa de introdução. In: M. M. Ferreira, Usos e Abusos da história oral. Rio de Janeiro: FGV.

Sauerwald, Gregor y Salas Astrain, Ricardo. (Eds.) (2017). La Cuestión del Reconocimiento en América Latina: perspectivas y problemas de la teoría político-social de Axel Honneth. Zürich: LIT Verlag.

Saussure, Ferdinand de (2004). Curso de lingüística geral. São Paulo: Cultrix.

Segura, Gustavo A. (2017). Reconocimiento a las diferencias y diálogo intercultural – La educación em América Latina em tiempos de globalización? In: G. Sauerwald y R. Salas Astrain (Eds.), La Cuestión del Reconocimiento en América Latina: perspectivas y problemas de la teoría político-social de Axel Honneth. Zürich: LIT Verlag.

UNESCO (2015). Replantear la educación hacia un bien común mundial? Francia: UNESCO.

Westbrook, Robert B. (2010). John Dewey / Robert B. Westbrook; Anísio Teixeira, José Eustáquio Romão,Verone Lane Rodrigues (org.). – Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana – (Coleção Educadores).

Westbrook, Robert B. (1993). Jonh Dewey (1859-1952). In: Oficina Internacional de Educación, UNESCO, Paris. vol. XXIII, 1-2, 289-305.

Zielinski, Matias (2017). La Categoria “Reconocimiento” en la Ética de la Liberación de E. Dussel. In: G. Sauerwald y R. Salas Astrain (Eds.), La Cuestión del Reconocimiento en América Latina: perspectivas y problemas de la teoría político-social de Axel Honneth. Zürich: LIT Verlag.

Téléchargements

Publiée

2021-01-09

Comment citer

das Chagas Galvão de Lima, F., & Beltrán Llavador, J. (2021). Da pedagogia do oprimido à pedagogia do reconhec¡mento: Um diálogo entre o pensamento de Paulo Freire e Axel Honneth. Creativity and Educational Innovation Review, (4), 111–129. https://doi.org/10.7203/CREATIVITY.4.19181
Métriques
Vues/Téléchargements
  • Résumé
    426
  • PDF (Español)
    412

Metrics